Apesar de sempre ter detestado ver livros riscados, concordo que a anotação é uma excelente forma de salientar e de ajudar a memorizar as frases mais relevantes de um texto. Para resolver o dilema de riscar ou não riscar, adoptei recentemente uma forma de anotação que não só evita escrever no livro que estou a ler como permite ficar com um resumo compacto das principais ideias que nele encontrei.

O meu método baseia-se no uso de post-its coloridos de pequena dimensão (50x38mm) que coloco aleatoriamente nas páginas do livro. Durante a leitura do livro e sempre que encontro um frase ou uma ideia chave procuro o post-it mais próximo, colo-o na página que estou a ler, e escrevo nele a frase ou ideia que quero recordar. Tenho sempre o cuidado de marcar no canto inferior direito do post-it, o número da página em que o colei.

Book with post-its

A anotação com os post-its torna também mais fácil voltar a encontrar definições ou outros conceitos importantes previamente introduzidos e que só mais tarde reparo que não tinham sido bem compreendidos.

Apesar de pessoalmente achar que o método de leitura SQ3R (Scan, Question, Read, Recite, Review) tomar demasiado tempo, a técnica que uso ajuda pelo menos ao folhear inicial do livro enquanto se distribuem os post-its e no processo de revisão que gosto de fazer sempre que termino a leitura do livro.

Este método não termina com o processo de revisão. Antes de voltar a arrumar o livro na prateleira, retiro todos os post-its com as anotações e colo-os juntos em uma ou duas folhas brancas. Tenho o cuidado de o fazer por ordem, usando como referência os números de página marcados nos cantos dos post-its.

Transfer post-its to a sheet of paper

Desta forma fico com uma versão resumida do livro que me permite voltar a explorar mais alguma ideias, relendo as páginas indicadas nos post-its. A colecção dos post-its dá também uma ideia geral da estrutura e conteúdo de todo o livro.

A book into 2 pages

O último passo é o arquivo do resumo que no meu caso corresponde a digitalizar as folhas com os post-its colados para guardar na forma de um ficheiro PDF numa pasta do computador portátil. As folhas de papel guardo-as no meu arquivo, para prevenir qualquer eventualidade.

Scan for archiving

O resultado final da compressão do livro pode ser visto no ecrã do meu posto de trabalho.

The compressed book in my computer screen