scansnap-s510.png

O meu problema depois de ler uma carta ou outro documento que receba em papel é: o que fazer agora com ele? Apesar de ser muito difícil resistir ao canto da sereia do cesto dos papeis, há certos documentos que precisam da passagem do tempo para uma avaliação mais responsável da sua importância. A digitalização é uma solução que uso com menor frequência do que gostaria devido principalmente à lentidão de todo o processo. Opto muitas vezes por outro canto: o da mesa de trabalho onde esse papel poderá apreciar a companhia dos seus semelhantes.

Felizmente não sou o único com este problema e com base nas recomendações de quem tem mais experiência neste assunto do que eu, comprei um Fujitsu ScanSnap S510. Apesar do preço ser um pouco alto (cerca de 500 euros) inclui uma versão do Adobe Acrobat 8 (edição standard) que permite manipular ficheiros em formato PDF.

scan-button.png

As instruções de utilização são à prova de idiotas: colocar as folhas tal como numa máquina de fax, carregar no botão verde e esperar que o documento PDF apareça no ecrã do computador. Tudo ao ritmo de 18 páginas por minuto. Depois disso não é preciso resistir mais ao canto da sereia do cesto dos papeis.