search and rescue robot RAPOSA

Esta semana ficou marcada pela conclusão da primeira fase do trabalho de uma equipa, onde representei o IST, para a elaboração de um protocolo entre o Ministério da Administração Interna (MAI), o IST e a Associação Industrial Portuguesa (AIP). Este protocolo visa as tecnologias para a área da segurança interna.

A cerimónia de assinatura decorreu no dia 7 de Abril no IST e foi complementada com a apresentação de alguns demonstradores desenvolvidos por investigadores ligados ao IST. Entre outros, apresentou-se o robô de busca e salvamento RAPOSA™, um sistema de aquisição de dados biométricos que podem ser usados na formação de polícias medindo a sua resposta em situações de tensão, o sistema de vigilância florestal CICLOPE e um quadrotor autónomo que pode transportar câmaras de vigilância.

 O sistema de medição do nível de ansiedade foi testado no Ministro da Administração que não reagiu quando lhe perguntaram questões sobre o IRS, mas o indicador começou a subir na pergunta de quanto era 8 vezes 7. No discurso comentou que deverá ainda haver alguma suspeita no IST em relação aos licenciados em direito pois só assim compreende terem-no ligado a um polígrafo e perguntado quanto era 8 vezes 7.

Ver vídeo  

 

Forest fire surveillance system CICLOPE

Minister of Internal AffairsProtocol signatureAudience